Especialidades

As técnicas utilizadas são todas baseadas em evidências clínicas e científicas atuais, sendo seguras e eficazes. Nossa formação é feita com cursos de certificação internacional e/ou ligados ao Instituto Oficial das técnicas. Estamos presentes freqüentemente também em larga gama de simpósios e congressos da área.

Técnicas e resursos utilizados

Balance

Método que trabalha a habilidade que o sistema nervoso desenvolve de manter o equilíbrio e orientação frente à gravidade, utilizando técnicas e materiais específicos.

Bandagem Funcional

A aplicabilidade clínica da bandagem é muito ampla, podendo corrigir a biomecânica de uma articulação, diminuir a tensão de um tecido, comprimir uma lesão recente para reduzir o edema, limitar movimentos articulares não desejados, dentre outros objetivos.

Bobath

O conceito neuro evolutivo Bobath é uma abordagem que visa soluções de problemas examinando e tratando as deficiências e limitações funcionais de indivíduos com patologias neurológicas. Estes indivíduos apresentam disfunção da postura e do movimento que causam limitações nas atividades funcionais.

O Terapeuta Ocupacional dentro dessa abordagem avalia o indivíduo baseado no conhecimento do desenvolvimento e movimento normal, identificando suas limitações funcionais para que possa utilizar recursos apropriados durante o tratamento.

Estabilização Segmentar Terapêutica (Lombar e Pelve)

Existem pequenos músculos que unem cada um dos segmentos vertebrais que, quando funcionam normalmente, protegem a coluna e garantem sua boa função. Pesquisas recentes demonstram que pacientes com dor e lesão vertebral tem essa musculatura fraca. O treinamento realizado com exercícios sutis, precisos e específicos proporciona a ativação desses músculos de forma automática.

Iso Stretching

É uma ginástica terapêutica que busca o equilíbrio postural através de exercícios de alongamento e fortalecimento simultâneos.

FAME

Funcionalidade, Avaliação, Movimento e Estímulo

Análise e planejamento das atividades funcionais seguindo os aspectos sensorial, motor, perceptivo e cognitivo.

Planejar o tratamento (avaliar as deficiências) com tarefas específicas para cada limitação funcional, sempre observando:

  • O controle postural que varia de acordo com a tarefa e o ambiente;
  • Quais sistemas devem ser ativados para execução da tarefa. Avaliar recursos e equipamentos apropriados, assim como os objetos e materiais para que a aplicação da tarefa alcance seu objetivo.

Kabat

Técnica de facilitação aplicada a pacientes com alterações neuromusculares que se propõe a melhorar sua resposta neuromuscular e sua condição física.

Maitland

É a principal técnica de fisioterapia manipulativa. Com ela avaliamos os movimentos fisiológicos e acessórios articulares da coluna e extremidades e utilizamos técnicas manuais (mobilizações e manipulações) para restabelecê-los.

Massagem de Zona Reflexiva

Massagem que alivia as tensões e promove um relaxamento instantâneo, diminuindo a dor e facilitando o alongamento subseqüente

Mobilização Neural

Grande parte dos pacientes ortopédicos tem problemas neurais. Com essa técnica avaliamos a mecânica e condução do Sistema Nervoso. Identificada a disfunção, usamos mobilizações que favorecem a mecânica e fisiologia neural normal

Mulligan

É a técnica que trabalha o reposicionamento das articulações, recuperando sua mobilidade normal e proporcionando o alívio imediato da dor. Indicado para rigidez e dor articular.

Osteopatia

É um conjunto de técnicas de diagnóstico e de terapias manuais que tem como objetivo o equilíbrio biomecânico do corpo, trabalhando as disfunções de mobilidade articular e tecidual

Pilates Clínico

O método Pilates de condicionamento físico é um sistema único de exercícios simultâneos de alongamento e fortalecimento. Os benefícios são diversos: melhora da flexibilidade, ganho de força muscular, melhoria de coordenação motora, melhoria da postura e consciência corporal, melhoria nas funções respiratórias e harmonização do corpo e mente.

Procedimentos de Contato

Objetos usados para promover o relaxamento muscular (bola de tênis, bambu, espuma)

RPG (Reeducação Postural Global)

A técnica consiste em posturas de alongamento utilizando movimentos lentos e progressivos realizados juntamente com a respiração. Por englobar vários grupos musculares ao mesmo tempo, diferentemente da fisioterapia convencional que alonga cada músculo separadamente, é chamada Reeducação Postural Global. Tem um resultado extraordinário sobre a postura e a dor.

Rua Dr. Oswaldo Cruz, 457 | Jd. Guanabara - Campinas - SP

Contato: 19 3294 2991