Terapia Ocupacional

Janete Simonelli Mobley
Terapeuta Ocupacional
Crefito - 1362-TO

Graduada em Terapia Ocupacional - saiba mais - pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas na turma de 1980, quando já trabalhava pela FEAC com crianças institucionalizadas. Em 1985 ingressou como integrante da equipe da Terezinha Ikeda Shibuta onde permaneceu por 25 anos. A partir de junho de 2010 passou a compor a equipe de profissionais da MCM fisioterapia.

  • Áreas de atuação

Disfunção neuro-motora e cognitivas (infantil e adulto)
Síndromes genéticas e congênitas
AVC  (infantil e adulto)
Lesões medulares
Paralisia Obstétrica
Distrofias Musculares
Autismo
TDAH_Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Lesão da mão e Membros Superiores
Pós cirúrgico de lesão nervosa e tendinosa.
Geriatria: Doença de Alzheimer
Doença de Parkinson
Artrite Reumatóide

  • Métodos utilizados - clique abaixo para saber mais

O Conceito Neuro evolutivo Bobath é uma abordagem que visa soluções de problemas examinando e tratando as deficiências e limitações funcionais de indivíduos com patologias neurológicas. Estes indivíduos apresentam disfunção da postura e do movimento que causam limitações nas atividades funcionais. O Terapeuta Ocupacional dentro dessa abordagem avalia o indivíduo baseado no conhecimento do desenvolvimento e movimento normal, identificando suas limitações funcionais para que possa utilizar recursos apropriados durante o tratamento.

Funcionalidade, Avaliação, Movimento e Estímulo
Analise e planejamento das atividades funcionais segundo os aspectos:
sensorial, motor, perceptivo e cognitivo.
Planejar o tratamento (avaliar as deficiências) com tarefas específicas para cada limitação funcional.
Sempre observando:
- o controle postural que varia de acordo com a tarefa e o ambiente.
- e quais sistemas devem ser ativados para execução da tarefa. Avaliar recursos e equipamentos apropriados, assim como os objetos e materiais para que a aplicação da tarefa alcance seu objetivo.

É o processo pelo qual o cérebro organiza as informações de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo ambiente.

A abordagem do método visa a quantidade e qualidade de estímulos proporcionados ao paciente para que busque um equilíbrio modulado, dando assim uma resposta que esteja de acordo com suas capacidades e o meio, melhorando o desempenho da criança.(por exemplo) no seu processo de aprendizagem.

É um conjunto de técnicas que promovem e aceleram as respostas dos mecanismos neuromusculares através da estimulação dos proprioceptores ou todos os receptores possíveis.

Rua Dr. Oswaldo Cruz, 457 | Jd. Guanabara - Campinas - SP

Contato: 19 3294 2991